A DATAB realizou seu primeiro meetup no dia 19 de outubro de 2018 sobre o Microsoft Power BI em São Paulo com dois objetivos: encontrar-se com a comunidade e realizar o lançamento presencial do livro “Dominando o Power BI” escrito por Karine Lago e Laennder Alves. O evento foi em uma sexta-feira à noite e agradecemos muito a todos que foram, principalmente por ser em uma sexta-feira, dia típico de happy hour.

O evento aconteceu no coworking Impact Hub no bairro Pinheiros, na cidade de São Paulo (Brasil). Recebemos cerca de 60 profissionais de entusiastas a especialistas no software. Foram 3 horas de palestras, lançamento do livro, autógrafo, networking e sorteios muito bons: livros e cursos presenciais e online no Power BI. A primeira palestra foi ministrada por Karine Lago, onde foi elucidada a importância da informação e do gerenciamento de dados para empresas e como extrair valor deles. Depois dessa parte conceitual, aplicamos análises informacionais mostrando os poderes do Power BI, como a Dica de Ferramenta (tooltip), o detalhamento (drill through), o Perguntas e Respostas, que é a aplicação da linguagem natural para criar visuais (você conversa com o Power BI e escreve o que quer, e ele constrói e posiciona os campos em visuais). Posteriormente, o Laennder Alves apresentou a palestra sobre ETL na Prática, com alguns recursos mais avançados para tratamento de dados à disposição do analista utilizando a linguagem M do Editor de Consultas do Power BI.

Fizemos um resumo de algumas fotos e participantes que marcaram presença abaixo. Como conversamos, cada um de vocês pode fazer diferença na empresa em que trabalham, aprimorando a análise de dados e extraindo riqueza deles, assim como fizemos na analogia do petróleo: não é qualquer um que fura um buraco no chão que acha petróleo, da mesma forma são com os dados. As vezes é difícil tratá-los e analisá-los da maneira correta, mas quando fazemos, uma riqueza informacional abundante pode ser aplicada em decisões estratégicas, podendo mudar o rumo das empresas ao aplicar conceitos de Business Intelligence nessas análises.

Agradecemos a todos pela presença e não perca o próximo Power BI Meetup da DATAB!