7 Motivos de Porquê devemos Utilizar Fóruns e Evitar Grupos de Whatsapp

Estamos em um tempo onde as informações chegam cada vez mais rápido ao público. Os aplicativos de mensagens instantâneas cada dia são mais utilizados pelas pessoas, seja pra mensagens cotidianas como para tirar dúvidas em grupos de discussões. E esses grupos existem aos montes.

Isso é ótimo, mas acaba com uma coisa que eu não abro mão. Produtividade.

Hoje participo de pelo menos uns 30 grupos de estudos no Whatsapp, dentre eles estão assuntos como Power BI, Excel, SQL Server, e muitos outros. Não tem como acompanhar todas as discussões quando elas estão acontecendo. E depois revisar tudo é praticamente impossível.

Outro ponto negativo de utilizar os grupos de Whatsapp para grupos de discussão é que a solução proposta fica morta no mundo de mensagens. Quando outra pessoa tiver a mesma dúvida não poderá recorrer aquela solução facilmente. E aí elas recorrem aos buscadores (leia-se normalmente Google). E quando ela encontra uma solução, normalmente está em algum fórum na internet.

Mas isso está cada vez mais raro pois as pessoas estão deixando os fóruns e querem algo mais instantâneo, e acabam mandando mensagens em grupos (quando não mandam no privado para várias pessoas). E este é um ciclo vicioso. No final são apenas discussões mortas.

O meu objetivo é encorajar vocês a utilizarem cada vez mais fóruns online. E para isso vou elencar aqui 7 dos motivos que eu sou um defensor de “mais fóruns e menos grupos de Whatsapp”.

  1. Os alunos reagem ao conteúdo, compartilham desafios, ensinam-se mutuamente, aprendem afirmando e entendendo, esclarecem pressupostos, experimentam, possuem novas habilidades e idéias. E depois tudo fica disponível para quem quiser, facilmente.
  2. As respostas pessoais aos tópicos dos fóruns não são limitadas no tempo ou no comprimento. Os alunos têm a liberdade de continuar os diálogos sobre os temas que mais os interessaram, e não receber todas as mensagens em um grupo, mesmo não sendo um tópico do seu interesse.
  3. Incentivo ao pensamento crítico: os tópicos eficazes do fórum são abertos, organizados e são projetados para encorajar os membros a assumirem uma posição sobre questões. Para responder a um tópico do fórum, é necessário o pensamento organizado e a síntese de conceitos.
  4. Mais tempo para formular respostas e opiniões: porque as discussões do fórum não se limitam ao momento que está ocorrendo. Cada membro têm a flexibilidade de adicionar suas contribuições quando estiverem preparados. Alguns optam por responder perguntas imediatamente, enquanto outros preferem considerar primeiro as respostas dos outros.
  5. Os membros podem e são encorajados a revisar os tópicos passados, ajudando ainda mais no processo de aprendizado.
  6. Flexibilidade e conveniência: os membros estabelecem o horário próprio para o fórum. Um fórum está disponível em todos os momentos do dia ou da noite para acomodar as exigências de estudo.
  7. Os fóruns oferecem a vantagem de arquivar discussões para pesquisas por membros, tópicos ou outros parâmetros.

Abaixo estão quatro fóruns que você pode consultar e participar sobre Power BI e Excel.

Deixe nos comentários a sua preferência, Whatsapp ou Fóruns, e quais os seus motivos.

By |2018-12-31T15:28:49+00:0020 setembro 2018|Categories: Aprendizado, Comunidade|Tags: , |0 Comments

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4,
    Bela Vista, São Paulo/SP
    CEP 01311-904

  • 11 9 9255 8209
    11 9 8860 5054
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira
    Das 9:00 às 18:00

Posts recentes