A Incrível Função FILTRO no Excel

A função FILTRO no Excel faz parte da família das novas matrizes dinâmicas e é capaz de retornar uma tabela inteira (suas linhas e colunas) de acordo com o filtro lógico determinado pelo usuário.

Sua sintaxe exige uma Matriz e o Incluir (que é o filtro) e é opcional informar o argumento Se_vazia, que atua como um “se erro” caso o filtro resulte em uma matriz vazia :

= FILTRO ( Matriz ; Incluir ; [Se_vazia] )

No exemplo abaixo a função foi utilizada para filtrar a tabela de nomes e classificações de clientes. Ao inserir no argumento Incluir a validação lógica do intervalo C3:C11 = “A”, o retorno foi apenas dos nomes que possuiam essa classificação.

Como a funçõa FILTRO é uma função da categoria matricial, ela é capaz de retornar mais de um valor e distribuí-los pelas linhas do Excel.

 

Esse filtro também pode ser dinâmico. Nos exemplos abaixo construiremos um mini projeto que realiza uma consulta das vendas por time de vendedores.

Com o auxílio das funções CLASSIFICAR e ÚNICO, que também são funções de matrizes dinâmicas e foram explicadas aqui e aqui, primeiro foram extraídos todos os times da coluna E sem repetição com a função ÚNICO.

Para classificá-los alfabeticamente, foi utilizada a função CLASSIFICAR.

 

O próximo passo é inserir uma validação do tipo lista na célula L2 (time selecionado) com as informações extraídas anteriormente da tabela de vendas.

A validação pode ser inserida selecionando a ferramenta Validação de Dados presente na guia Dados. Em sua janela, em Permitir é necessário escolher Lista e em Fonte vamos inserir =$I$6# que fará com que todo o intervalo com a matriz dinâmica gerada pelas funções ÚNICO e CLASSIFICAR sejam consideradas, mesmo se mais linhas surgirem (como novos times). O comando que faz esse intervalo ser dinâmico é o # no final da referência e ele só funcionará com matrizes dinâmicas como essa.

 

O passo anterior resultará em uma lista com os nomes dos times:

E agora para criar um filtro dinâmico para retornar e consultar apenas as vendas de determinado time, basta referenciar a célula L2 dentro da função FILTRO:

 

Para ter acesso a planilha com esse exemplo, faça download ao lado. Para aprender tudo isso em vídeo, veja abaixo com os exemplos explorados nesse artigo com mais detalhes por Karine Lago:

2019-06-11T20:35:03-03:00

2 Comentários

  1. Roberto 12 de junho de 2019 at 08:15 - Reply

    Ótimo! muito prático e ágil. Parabéns ! muito obrigado pela informação.

  2. Antonio Vicente 14 de junho de 2019 at 13:47 - Reply

    Sensacional!!!! Fazia muitas ações manuais par chegar neste resultado.

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes