Certificação Oficial em Power BI (70-778)

A certificação 70-778 é indicada para aqueles que desejam comprovar seus conhecimentos de análise e visualização de dados no Power BI. Fiz a prova assim que foi disponibilizada ao público no dia 31 de julho de 2017 e nesse artigo vou falar dos detalhes de como realiza-la, algumas percepções e minha opinião sobre essa e outras certificações.

Resumo do Exame 70-778*:
Prova em Inglês e Online
Duração: 2 horas
Nota de Corte e Máximo: 700-1000
Valor: USD 100,00
*Essas informações podem mudar. Consulte o site oficial no momento da inscrição.

A Microsoft possui diversas provas que certificam profissionais em softwares individualmente, bem como em paths, ou seja, caminhos de certificação para ser reconhecido em “categorias de certificação”. Existem várias categorias, como:

  • MCP: Microsoft Certified Professional
  • MTA: Microsoft Technology Associate
  • MCSA: Microsoft Certified Solutions Associate
  • MCSE: Microsoft Certified Solutions Expert
  • MCSD: Microsoft Certified Solutions Developer

Quando você faz uma prova na Microsoft, você se torna um MCP, ou seja, um Microsoft Certified Professional. Para avançar de nível, por exemplo, caso você queira ser um MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) em BI Reporting, é necessário fazer e ser aprovado em duas provas:

  • 70-778 (Análise E Visualização De Dados com Microsoft Power BI)
  • 70-779 (Análise e Visualização De Dados com Microsoft Power BI)

Depois você será certificado em MCSA: BI Reporting especificamente. Existem vários MCSA para outras tecnologias, como mostrado na imagem a seguir:

Fonte das informações aqui: https://www.microsoft.com/en-us/learning/mcsa-bi-reporting.aspx

O próximo passo nesse caminho de data analytics é o MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert). Para o caminho de certificação para profissionais de análise de dados, o MCSE específico se chama Data Management and Analytics.t comprovando que obteve a nota mínima nos exames (a seguir)

Para obtê-lo, é necessário ter um MCSA em BI Reporting (ou outros relacionados a dados) e depois ser aprovado em mais uma prova específica. Sendo elas:

Exam 70-473: Designing and Implementing Cloud Data Platform Solutions
Exam 70-475: Designing and Implementing Big Data Analytics Solutions
Exam 70-464: Developing Microsoft SQL Server Databases
Exam 70-465: Designing Database Solutions for Microsoft SQL Server
Exam 70-466: Implementing Data Models and Reports with Microsoft SQL Server
Exam 70-467: Designing Business Intelligence Solutions with Microsoft SQL Server
Exam 70-762: Developing SQL Databases
Exam 70-767: Implementing a Data Warehouse using SQL
Exam 70-768: Developing SQL Data Models
Exam 70-773: Analyzing Big Data with Microsoft R
Exam 70-774: Perform Cloud Data Science with Azure Machine Learning
Exam 70-775: Perform Data Engineering on Microsoft Azure HDInsight
Exam 70-777: Implementing Microsoft Azure Cosmos DB Solutions

Fonte dessas informações aqui: https://www.microsoft.com/en-us/learning/mcse-data-management-analytics.aspx

A certificação 70-778 é indicada para quem já tem proficiência no Power BI, ou seja, não é um curso. É uma prova que no final falará se você sabe ou não Power BI nos quesitos avaliados nela. Muitos me perguntam sobre dicas de estudo para passar na prova e eu tenho uma visão bastante direta sobre isso: se você precisa estudar para uma prova que certifica que você tem experiência em algo, quer dizer que você ainda não está preparado para se certificar. O real conhecimento vem com a experiência, não apenas com estudo, e você precisa estar confortável para fazê-la. O que concordo é em estudar a estrutura da prova, por exemplo, como é realizada, se pode ou não abrir o programa, etc. Uma informação importante é que se você utiliza o Power BI em português apenas, é bom se preparar com os termos em inglês.

Essa opinião pode divergir da sua, mas não foque nisso. Ela foi exposta com boa intenção apenas como sugestão para não investir tempo e dinheiro em algo que ainda não está preparado. Talvez fazer mais alguns projetos, procurar por situações mais complexas para se sentir seguro no desenvolvimento no Power BI seja o melhor caminho antes da certificação.

COMO É A PROVA

No dia marcado, recomendo que esteja presente e preparado 15 minutos antes do horário de início da prova. Ela é 100% online e você precisa estar em um local silencioso, com ausência de pessoas e, de preferência, com janelas e portas fechadas e sem livros e papéis próximo a você. Esse requisito é para garantir que você não vai “colar” no meio da prova.

Um examinador entrará em contato com você pelo próprio programa da Pearson VUE (você receberá instruções de como instalar assim que fizer sua inscrição) ou ligando em seu número de celular. No meu caso, a internet caiu antes de iniciar a prova (que sorte!) e depois o áudio pelo computador não funcionou e eles tiveram que me ligar para fazer a confirmação inicial. Se necessário ligar no seu celular, não esqueça que o código do Brasil é 55, então além do seu DDD e número, informe o 55. Normalmente essa comunicação será feita em inglês, então certifique-se que possui um nível de inglês razoável para compreender as instruções do examinador.

É necessário ter webcam e boa iluminação, pois será verificado se existem pessoas próximas de você, se tem algum papel ou livro de fácil acesso. Para isso, você utilizará sua webcam para mostrar sua mesa, os quatro cantos do teto do quarto em que está, os arredores e, se estiver usando manga comprida, até mesmo levantar as mangas (comigo foi assim). É necessário ter um documento oficial que lhe identifique e esteja com o mesmo nome de sua inscrição no exame (quando eu fiz, utilizei minha carteira de identidade). Você mostrará seu documento na webcam e é importante que a foto esteja atualizada para não gerar dúvidas se é você mesmo que está fazendo a prova.

Não pode consultar a internet no meio do exame, receber ligações ou falar com pessoas. Se você fizer isso, será eliminado. Também não pode deixar o local do exame para ir ao banheiro ou beber água, então, faça isso antes da prova. Tudo isso é identificado pela webcam e pelo microfone do seu computador/notebook.
A prova é realizada no programa que é instalado, portanto, não poderá abrir o Power BI para relembrar o caminho de alguma ferramenta ou o nome de funções específicas. Você deve responder questões textuais e com imagens disponibilizadas na prova, ou seja, realmente ter proficiência no Power BI.

CONTEÚDO DA PROVA

Não é permitido comentar literalmente sobre o conteúdo e as questões da prova, mas posso comentar sobre sua abrangência, assim como o site oficial da Microsoft faz. Você precisa estar confortável com funções DAX, não só básicas, mas como conceitos avançados, como a CALCULATE e FILTER e suas transições de contexto de filtro (não necessariamente essas funções, é só um exemplo de complexidade). Também tem questões da linguagem M (do Power Query) e você precisa lembrar exatamente da função que precisa usar em determinadas situações, então, proficiência é esperada de você. Deve saber se conectar a bancos de dados, pastas, arquivos de Excel, CSV, TXT, alterar seu formato de dados e realizar tratamentos.

Pode incluir também: relacionamento, modelagem, tipos de visualização, visuais em R, formatação, Power BI Embedded, configurar o gateway para atualização automática, Power BI Serviço e sua estrutura de trabalho e compartilhamento, gerenciar segurança, RLS, publicar na web, sharepoint e criar aplicativos.

OPÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA

Já comentei nesse artigo sobre minha opinião quanto à necessidade de “estudar o conteúdo” versus “já saber o conteúdo e apenas se familiarizar com o estilo da prova”. Ainda assim, existem diversos materiais disponíveis na internet para prepará-lo e vou comentá-los aqui, pois sei que a certificação pode ser uma desculpa para realmente aprender. Pensando por esse lado, segue alguns recursos oficiais da Microsoft:

E não só recursos oficiais te preparam, como também aprender Power BI lhe prepara. Se você precisa de conteúdo em português, você pode conferir os seguintes abaixo (ambos de minha autoria (Karine Lago) juntamente com o Laennder Alves):

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é se o curso ou o livro preparam para a certificação 70-778. A resposta é que não são específicos sobre a certificação, mas como é sobre Power BI, tudo o que estudar sobre o assunto poderá ser utilizado a seu favor no momento da prova.

COMO SE INSCREVER PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO OFICIAL

Inscrição em: https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-778.aspx
Valor: $ 100,00 (USD)

Se você não passar na primeira tentativa, existem algumas políticas que lhe permite fazer novamente a prova com um desconto específico na segunda tentativa. Consulte no site da Microsoft se for necessário, pois é algo que sempre muda. E depois de realizar o exame e ser aprovado, você receberá essa badge, certificado e um transcript comprovando que obteve a nota mínima nos exames (a seguir).

Badge do exame 70-778:

Transcript das certificações feitas:

Certificado obtido:

Boa prova!

By |2019-04-08T17:51:21-03:0006 abril 2019|Categories: Eventos|Tags: |1 Comment

Um Comentário

  1. Pedro Sales 18 de julho de 2019 at 12:29 - Reply

    Olá Karine,

    Qual a certificação que devo ter para me habilitar a ministrar treinamentos e emitir certificados?

    Tenho uma empresa de treinamentos e gostaria de informações iniciais sobre isso. Tem algum post relacionado com o assunto?

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes