Convertendo Maiúsculas e Minúsculas no Excel

Muitas vezes já fui abordado com a pergunta sobre como converter letras maiúsculas e minúscula no Microsoft Excel. É bem verdade que o Excel não é um editor de textos, como seu irmão, o Microsoft Word, e sua principal função é manipular dados numéricos. Porém algumas vezes nos deparamos com algumas situações como esta, em que desejamos manipular os textos que nossas planilhas contém.

A minha resposta mais comum é o uso das funções de texto.

AS FUNÇÕES MAIÚSCULA, MINÚSCULA e PRI.MAIÚSCULA

A solução mais comum de ser encontrada, é o uso das funções MAIÚSCULA, MINÚSCULA e PRI.MAIÚSCULA. Essas funções convertem o conteúdo de uma determinada célula de acordo com a função utilizada.

A função MAIÚSCULA converte todos os caracteres para caracteres maiúsculos. A função MINÚSCULA converte todos os caracteres de uma sentença para caracteres minúsculos. E por fim, a função PRI.MAIÚSCULA converte apenas o primeiro caractere de cada palavra da sentença em maiúsculos, deixando os demais caracteres minúsculos.

O maior empecilho de utilizar essa solução, é que teremos em uma célula o valor antes de ser convertido, e em outra célula (que contém a função) o valor convertido. Após utilizar a função, para substituir o valor anterior, devemos ainda, copiar o resultado das fórmulas, e Colar Especial → Valores, sobre o conteúdo antigo, e logo após apagar as fórmulas criadas.

Muitas pessoas acham esse passo-a-passo demorado, e acabam questionando se não existe um recurso simples, como o que existe no Word, para fazer essa conversão. Nativamente, o Excel não tem esse recurso, mas podemos utilizar um suplemento para fazer isso.

Suplementos do Excel

Os suplementos (ou add-ins) do Excel, de uma forma simplificada, é uma ou mais funções adicionais que você acrescenta no seu software. Um dos suplementos mais famosos é o Solver. Qualquer usuário com um bom conhecimento sobre o Excel e programação VBA pode criar um suplemento.

Mas o quê os suplementos tem a ver com a conversão de letras maiúsculas e minúsculas? Simples. Vou disponibilizar um suplemento que faz a conversão de uma forma rápida e simples.

CAPITALIZE ADD-IN

O Capitalize Add-in é um suplemento que faz essa conversão entre maiúscula e minúsculas de uma maneira bem simples. Basta selecionar as células que deseja fazer a conversão, e clicar no botão Maiúscula/Minúscula que irá aparecer na sua guia Página Inicial. Após abrir a caixa de diálogo, escolher a opção desejada e clicar em OK. Pronto, a conversão foi feita.

INSTALANDO O SUPLEMENTO

Para utilizar o recurso, primeiro você deve baixar e instalar o suplemento no seu Excel. Preencha o formulário ao lado para fazer o download do suplemento.

Os arquivos de suplementos tem a extensão XLAM. Este arquivo é basicamente um arquivo do Excel que contém macros, que após instaladas, são iniciadas automaticamente ao executar o Excel. Assim, podem ser executadas a qualquer momento.

Após fazer o download do suplemento, salve-o na pasta de suplementos (C:\Users\USUARIO\AppData\Roaming\Microsoft\AddIns) ou em uma pasta definida como “Local Confiável” no seu computador (após instalado, o arquivo do suplemento deverá permanecer nesta pasta). Você pode definir uma pasta como “Local Confiável” no seguinte caminho:

Arquivo → Opções → Central de Confiabilidade → Locais Confiáveis, e em seguida clique em Adicionar novo local…

Com o arquivo do suplemento salvo em um “Local Confiável”, execute os seguintes passos:

Arquivo → Opções → Suplementos 

Na parte inferior da janela, em Gerenciar Suplementos, clique no botão IR.

Na janela de suplementos, clique no botão procurar, e procure pelo arquivo que você baixou anteriormente. Deixe o suplemento marcado, para ativá-lo.

Pronto, o seu suplemento está instalado, agora é só clicar em OK.

Um grupo com o nome Capitalize foi adicionado na aba Página Inicial da sua faixa de opções. Para utilizar o suplemento é só selecionar as células que deseja fazer a conversão, e clicar no botão Maiúsculas/Minúsculas.

Ah, você pode utilizar as teclas de atalho Ctrl+Shift + M para abrir a caixa de diálogo para mudar as letras maiúsculas/minúsculas.

CUIDADO

Um ponto negativo ao utilizar suplementos no Excel é que após executar uma ação, você perde todo o seu histórico de ações, e não será possível desfazer a ação executada usando o recurso desfazer ou pressionando ctrl + z.

AGORA É COM VOCÊ!

  • Se gostou, compartilhe na sua rede social (Facebook, Twitter, etc). Basta usar os botões logo abaixo, isso ajuda a incentivar o trabalho.
2019-03-26T09:36:23-03:00

3 Comentários

  1. JONATHAN MORAIS JOAQUIM DE MORAIS 31 de março de 2019 at 15:48 - Reply

    A versão do meu Excel é 2016, após fechar minha planilha e ao abri-la novamente a opção instalada está sumindo de forma que tenho que executar o passo a passo todas as vezes, tem alguma configuração que posso realizar para que o botão permaneça após fechar a planilha?

    • Laennder Alves 3 de maio de 2019 at 13:06 - Reply

      Você deve instalar o suplemento em um diretório confiável, conforme descrito no artigo, e depois habilitar o suplemento. Se apenas abrir o suplemento, ao fechar o excel o menu irá desaparecer.

  2. alisson 26 de abril de 2019 at 10:50 - Reply

    otimo

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes