Remover duplicados no Excel com a função ÚNICO

A função ÚNICO no Excel desempenha um papel essencial para listas únicas de valores que são preenchidos constantemente. Essa lista única tem diversas usabilidades como: criar uma lista pela validação de dados que automaticamente se desloca para a quantidade de valores nessa matriz, utilização em funções de lógica, como a SE, SOMASE, CONT.SE e obter respostas de valores que devem ser considerados apenas em uma aparição.

Sua sintaxe é bastante simples, exigindo apenas uma Matriz e é opcional informar os argumentos Por coluna e Occorrência única:

=ÚNICO ( Matriz ; [Por_coluna] ; [Ocorrência única] )

Na imagem abaixo a coluna D com vendedores foi inserida como matriz da ÚNICO e o retorno na célula H7 até H20 foram apenas de valores exclusivos encontrados nesse intervalo.

 

Uma novidade das novas funções matriciais no Excel é a possibilidade de referenciar a uma matriz em um intervalo apenas pela sua primeira célula seguida de hashtag (#).

No exemplo abaixo, ao inserir H7# toda a matriz de vendedores únicos será selecionada. Se novos vendedores surgirem, esse intervalo se ajustará automaticamente.

 

Veja o vídeo abaixo com os exemplos explorados nesse artigo com mais detalhes:

2019-05-19T22:18:20-03:00

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes